top of page

B i o g r a f i a

André Loss é um aclamado pianista solista e camarista em plena atividade. Suas aparições são frequentes nos Estados Unidos, como Professor Visitante e em séries de Concertos de Artistas Convidados, além de se apresentar em importantes salas no Brasil. Em um de suas recentes turnês recebeu grande ovação pública apresentando a execução integral dos Estudos Transcendentais de F. Liszt.

André Loss recentemente realizou com grande sucesso uma turnê com a versão integral dos Estudos Transcendentais de F. Liszt, e fez a estréia sul americana do Concertino para Pino e Orquestra de  J. N. Hummel.


Professor de Piano Literatura do Teclado no Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele estudou no Brasil e nos Estados Unidos, onde teve aulas e masterclasses com importantes mestres e concertistas. Sua formação musical foi completada primeiro no sul do Brasil e depois nos Estados Unidos, onde obteve o seu Doutorado em Piano no College Conservatory of Music da Universidade de Cincinnati.

André Loss ganhou vários prêmios em competições de piano e audições para solista de orquestra. Suas aparições com orquestras incluem execuções nas séries da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo , da Orquestra Sinfônica da Eastern Illinois University, da Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul, da Orquestra de Câmara da UNISINOS, da Orquestra de Câmara do teatro São Pedro, da Orquestra de Câmara da ULBRA e da Orquestra de Câmara da UFRGS Chamber.

Ele tomou parte em muitos recitais de câmara com renomados artistas e trabalhou com famosos regentes, como Eleazar de Carvalho (Brasil/EUA). André Loss realizou uma turnê como o violinista Fredi Gerling executando o ciclo completo de Sonatas para Piano e Violino de Beethoven, e formou duos com a violoncelista Marjana Rutkowski e o contrabaixista Alexandre Ritter.

O seu CD com a the soprano Adriana Zignani recebeu o Prêmio Açorianos da cidade de Porto Alegre como o melhor CD de Música Erudita, e em seu último CD trabalhou junto a outros pianista na gravação de obras de Camargo Guarnieri.  André Loss realizou a estréia de obras do compositor Felipe Adami, incluindo a estréia mundial do seu Concerto para Piano e Orquestra, obra dedicada ao pianista, realizando também a estréia da segunda versão de Estética do Frio II para Piano e Orquestra de Cordas de Celso L. Chaves.

Além da carreira pianística e de ensino, André Loss mantém um projeto de descoberta e edição de obras do Século XVIII e pré românticas para teclado e orquestra, o qual permitiu a estréia sul americana do Concertino para Piano e Orquestra de Johann Nepomuk Hummel.

Dentre seus próximos compromissos, André Loss irá executar a integral dos concertos para piano e orquestra de Beethoven com a Orquestra Sinfônica de Carazinho na próxima temporada. 

Foto: Cristine Rochol

bottom of page